MEGA PROMOCAO,CS NETHD QUALQUER REGIAO APEGAS 20,00 POR MES VALIDO SOMENTE AS PRIMEIRA 20 PESSOAS QUE ASSINAREM GANHARAO DESCONTO SO INFORMA QUE VIRAO O ANUNCIO NO DEPARTAMENTO AZBOX

DESCUBRA COMO FUNCIONA A TECNOLOGIA GPRS 05/09/13

DESCUBRA COMO FUNCIONA A TECNOLOGIA GPRS 05/09/13



Os sistemas de ITS necessitam de tecnologia para comunicação de dados, sem fio, seja às unidades de GPS embarcadas na frota, seja aos painéis de informação ao passageiro. A tecnologia de maior uso no País é a GSM/GPRS, fornecida pelas operadoras de telefonia celular.

O que é GSM?
O GSM (de Global System for Mobile Communications, ou Sistema Global para Comunicações Móveis) é o padrão mais popular para telefones celulares do mundo. O sistema GSM possibilita o roaming internacional. O GSM diferencia-se de seus antecessores, na medida em que o sinal e os canais de voz são digitais, por isso é chamado de tecnologia 2G, de segunda geração. Em 2006, haviam, no mundo, dois bilhões de usuários de telefones celular utilizando tecnologia GSM contra 220 milhões de usuários utilizando celulares CDMA, a segunda tecnologia mais utilizada.
O que é GPRS?
Com o crescimento da internet, os usuários de telefones móveis passaram a demandar acesso à internet através do celular. O problema é que a segunda geração de celulares preparou-se para oferecer telefonia digital, mas não para acessar a internet. A internet transporta dados por pacotes, através do protocolo IP e para que a rede móvel seja adequada à internet, era preciso que os dados fossem organizados e transportados também em pacotes. Foi criada então a tecnologia GPRS (de General Packet Radio Services ou Serviços Gerais de Pacotes por Rádio), cuja finalidade é possibilitar o tráfego de dados por pacotes para que a rede de telefonia celular possa ser integrada à internet. O sistema GSM com o GPRS integrado recebeu o nome de geração 2.5G, tendo sido uma evolução importantíssima para a comunicação de dados móvel. O GPRS permite taxas de transferência em torno de 40 kbps.
Antes do GPRS, a transmissão de dados era feita pela tecnologia GSM pela comutação de circuitos, isto é, uma conexão entre dois aparelhos era estabelecida, e em seguida a comunicação era feita de forma ininterrupta. Com o advento do GPRS, passou a se utilizar a comunicação de dados por comutação de pacotes, onde a informação é dividida em vários pacotes na origem, transmitida e remontada no destino. Cada pacote leva o endereço do destino bem como a informação para montagem no destino. Cada pacote é transmitido pela rede de telefonia celular (e internet se for o caso), até chegar ao destino, através de caminhos diferentes (estipulados por aparelhos denominados roteadores). A própria Internet é baseada nesse princípio, de quebra em pacotes, para envio de dados entre origem e destino. A vantagem disso, é que os recursos de transmissão são utilizados apenas quando os usuários estão enviando ou recebendo dados. Ao invés de dedicar um canal para um usuário por um determinado período de tempo, o canal pode ser compartilhado entre vários usuários.
Posteriormente ao GPRS, veio a tecnologia EDGE de maior velocidade, e em seguida veio o padrão 3G, com taxas bem mais elevadas de transmissão de dados. Entretanto, por questões de benefício/custo, a tecnologia GPRS é a mais utilizada na comunicação de dados no rastreamento de frotas. Como a tecnologia GPRS utiliza a estrutura montada na rede GSM, sempre que se fala em transmissão de dados pela telefonia celular por GPRS, costuma-se referir-se à ela pela sigla “GSM/GPRS”.

Hoje  tem receptores que estão vindo já com esta tecnologia  conheça  um pouco mais  sobre GPRS


1. Tecnologia GPRS Ultrapassando a barreira da comunicação sem fio.
2. O que é a tecnologia GPRS? O que é GPRS? Como funciona o GPRS? Quais as principais vantagens? Quais as principais aplicações do GPRS para uso pessoal? Quais as principais aplicações do GPRS para uso profissional? Onde pode ser encontrado? Onde pode se encontrar tecnologia GPRS? Quem oferece o serviço GPRS? Aplicações Práticas para alguns mercados Aplicação prática para Empresas de Cartão De Crédito e Convênio Aplicação prática para Empresas de Delivery (entregas a domicílio) Aplicação prática para Empresas de Representação Comercial A Plano Bê e a tecnologia GPRS O que a Plano Bê oferece? Como funciona a solução da Plano Bê? Quem pode usar um terminal GPRS? Mercado Alvo da Plano Bê com a solução GPRS! As vantagens da solução GPRS da Plano Bê Quais as vantagens e benefícios da solução GPRS da Plano Bê? Agradecimentos e Contatos

3. O que é a tecnologia GPRS?

4. 1 O que é GPRS? O GPRS, abreviação em inglês de General Packet Radio Service, é um novo serviço de dados que vem proporcionar um salto qualitativo no envio e recepção de informação através da rede de telefonia móvel GSM. Tal tecnologia permite aos seus usuários estarem sempre conectados à rede, prontos à enviarem e receberem informações via internet de forma on-line e imediata. O acesso, torna-se assim, mais rápido; a transmissão de dados é processada com uma velocidade superior e os custos são reduzidos, pois a forma de valorização é baseada no volume de informações trafegadas e não pelo tempo real da transação efetuada.
5. 2 Como funciona o GPRS? O GPRS integra um novo conceito de rede e uma nova arquitetura especificamente desenhada para facilitar o acesso a serviços de dados (pacotes), na sua maioria orientados em protocolo TCP-IP. É baseado na arquitetura GSM e incorpora dois novos nódulos: SGSN (Serving GPRS Support Node) GGSN (Gateway GPRS Support Node) De forma simplificada, podemos dizer que o SGSN é o módulo que se encarrega de todo o gerenciamento da mobilidade, assegurando o alcance e a cobertura entre os terminais e a rede; e o GGSN é quem garante e assegura o acesso a outras redes de dados, principalmente àquelas baseadas em protocolo TCP-IP, como é o caso da Internet.

6. 2 Como funciona o GPRS?

7. 3 Quais as principais vantagens? A tecnologia GPRS permite que se use voz e dados ao mesmo tempo, desde que o aparelho ou terminal permita, desta forma, os utilizadores do serviço GPRS podem manter uma ligação de voz sem ter que encerrar uma comunicação de dados. Ao contrário do serviço WAP, o GPRS permite acesso imediato e permanente às informações, permitindo poupar tempo de ligação e conexão a cada vez que seja necessário o acesso à dados. Aumento significativo na velocidade de transmissão de dados, agilizando o processo de transações eletrônicas e conseqüentemente reduzindo custos tecnológicos. Pelo fato da tarifação ser baseada em pacotes de dados e não em função em que dura uma ligação, o usuário do serviço pode contar com custos extremamente baixos, pagando somente o que se trafega pela rede.
8. 4 Quais as principais aplicações do GPRS para uso pessoal? As aplicações são várias e dependerão das necessidades de cada pessoa. No entanto, as mais genéricas que o GPRS pode proporcionar são: Acesso à Internet; e-mail; Ouvir músicas; Supervisão remota; Messaging; Chat; Lazer: jogos e passatempos; Financeiro: Telemultibanco, banco on-line e bolsa de valores; Notícias: esportes, tempo, economia, trânsito etc; E diversas outras aplicações.
9. 5 Quais as principais aplicações do GPRS para uso profissional? Sua aplicação vai depender também das necessidades de cada empresa, podendo chegar a centenas delas. Com a ajuda da tecnologia GPRS, as empresas são capazes de aumentar a eficiência e a confiabilidade dos processos de seu negócio. Exemplos: Acesso aos sistemas da empresa: consultas de base de dados; consulta de aplicações corporativas; Acesso à intranet da empresa: disponibilização on-line e móvel de toda a informação interna existente na empresa; Transferência de arquivos: download de arquivos, imagens, planilhas, textos etc; Aplicações de Produtividade Móvel - possibilidade de automatizar diversas aplicações como forças de vendas, gestão de equipes, cobranças, delivery, etc; Desenvolvimento de vários tipos de aplicações/software, criados por pequenas empresas ou multinacionais, adaptadas à medida das necessidades de cada empresa; Entre outras aplicações que dependam de mobilidade.

10. Onde pode ser encontrado?

11. 6 Onde pode se encontrar tecnologia GPRS? A tecnologia do serviço GPRS pode ser encontrado em diversos equipamentos eletrônicos que a cada dia vem fazendo parte das vidas das pessoas. Aparelhos de Celular, Palm’s, Pocket PC’s, terminais de captura, coletores de dados e até mesmo carros já contam com a tecnologia GPRS integrada, permitindo ainda mais a ampliação da integração de tecnologias.
12. 7 Quem oferece o serviço GPRS? O serviço GPRS pode ser oferecido por empresas prestadoras de serviço em telefonia móvel, geralmente as que oferecem a tecnologia GSM. No Brasil o serviço GPRS é oferecido por grandes operadoras como Claro, TIM, CTBC entre outras grandes operadoras. Sua cobertura nas grandes cidades é bem extensa, inclusive em muitas cidades do interior do Brasil. Algumas empresas especializadas em oferecer serviços de rede de comunicação de dados também possuem o serviço GPRS em seu portfólio oferecendo garantias de acessibilidade, serviços agregados que podem enriquecer o acesso à rede GPRS, como consultas de transações, estatísticas de uso da rede, etc.
13. Aplicações práticas para alguns mercados
14. Aplicação prática para Empresas de Cartão De Crédito e Convênio Empresas operadoras de cartões de crédito podem se beneficiar das inúmeras vantagens oferecidas pela tecnologia GPRS, podendo ampliar a rede de aceitação de seu cartão. O cartão poderá ser aceito por exemplo em: Circos; Parques de Diversão; Táxis; Empresas que entregam suas mercadorias podem efetuar a transação da venda no ato da entrega, consolidando ainda mais a confiança do titular do cartão (farmácias, pizzarias, etc); Bancas de feira livre, que geralmente mudam de endereço durante a semana; Vendedores ambulantes, como por exemplo os que vendem cosméticos e lingeries. Prestadores de serviços como pintores, encanadores, eletricistas, chaveiros; Entre tantos outros. 8
15. Aplicação prática para Empresas de Cartão De Crédito e Convênio Além da ampliação da rede de aceitação do cartão de crédito e/ou convênio, a empresa se beneficia ainda do marketing competitivo que a tecnologia pode trazer frente aos concorrentes. Aumenta o número de vendas com cartão, já que o titular poderá usá-lo em locais onde antes não era aceito. Gera confiabilidade e credibilidade nas transações de vendas que dependam de entrega, pois o comprovante de venda é emitido pelo entregador na presença do cliente. A versatilidade e facilidade de adaptações do Sistema WALK, oferecido pela Plano Bê para terminais GPRS, oferece ainda um incontável número de serviços que podem ser oferecidos pelas empresas de cartão de crédito e convênio. 9
16. Aplicação prática para Empresas de Delivery (entregas a domicílio) A aplicação da solução GPRS para empresas de Delivery ou entrega de encomendas a domicilio traz inúmeros benefícios práticos como segurança, versatilidade, agilidade e economia de processos etc. O entregador, de posse de um terminal GPRS, pode informar no momento da entrega do produto, os dados para que, de forma on-line e em tempo real, sejam lançados e validados no sistema de gerenciamento da empresa. Desta forma, a empresa de entrega fica sabendo exatamente o horário em que a mercadoria foi entregue ao cliente, e os processos de digitação são eliminados, gerando economia de tempo e dinheiro. Servirá também como forma de rastreamento do entregador e das mercadorias em campo de entrega, pois a empresa poderá saber a qualquer momento quais os locais por onde o entregador passou durante seu expediente, quanto tempo de deslocamento entre cada local de entrega e quais locais ainda restam para serem visitados. São as informações em tempo real, no momento em que acontecem. 10
17. Aplicação prática para Empresas de Representação Comercial Empresas de representação comercial que possuem vendedores em campo, podem obter, em tempo real, os pedidos realizados pelos vendedores. Cada vendedor ou representante, durante visita para colher pedidos de mercadorias junto aos seus clientes, pode informar nos terminais GPRS as informações e dados sobre o pedido dos produtos do cliente. No momento do envio das informações do pedido, a empresa recebe a transação eletrônica com os dados do pedido e pode efetuar os lançamentos em seu sistema de gestão. Desta forma, o cliente de posse de um comprovante de vendas emitido pelo terminal, sabendo que o pedido já foi lançado no sistema da empresa distribuidora, saberá que seu pedido será entregue com mais agilidade. O processo elimina digitação de pedidos em papel, ou lançamentos posteriores feitos com coletores de dados off-line. É a tecnologia trabalhando em prol da evolução do mercado. 11
18. A Plano Bê e a tecnologia GPRS
19. O que a Plano Bê oferece? Diante da crescente necessidade de tecnologia para transações de transmissão e recepção de dados de forma móvel ou sem fio, a Plano Bê passou então, a desenvolver soluções e aplicativos que pudessem atender tais necessidades. Através de parcerias com empresas sólidas no mercado de distribuição de terminais de captura ou POS’s, desenvolveu um conjunto de soluções que podem ser usados com tais equipamentos. Buscou o aperfeiçoamento da tecnologia, no que diz respeito à software , e passou então a contar com mais uma solução em seu portfólio de produtos. A Plano Bê atualmente pode oferecer a solução completa de captura para qualquer segmento de mercado que tenha uma demanda por equipamentos móveis com tecnologia GPRS. 12
20. Como funciona a solução da Plano Bê? A solução para terminais GPRS oferecida pela Plano Bê é composta por dois softwares distintos que juntos recebem o nome de Sistema WALK . O primeiro deles, é o que efetivamente se instala nos terminais de captura GPRS. Possui interface de configurações simplificada e pode operar com múltiplas operadoras de rede GPRS. O segundo é responsável pelo gerenciamento das transações colhidas pelos terminais, o WALK Server . Este, instalado em um computador PC considerado como servidor de atendimento, recebe, gerencia, distribui ao autorizador ou autorizadores, e transmite informações de volta aos terminais GPRS. As funções ou operações dos terminais são de fácil parametrização e programação podendo ser adequadas e adaptadas para atender uma infinidade de segmentos de mercado. Para maiores informações sobre o sistema WALK, consulte também sua apresentação no site da Plano Bê, ou solicite maiores informações pelo e-mail comercial@ planobe .com. br 13
21. Quem pode usar um terminal GPRS? 14 O terminal GPRS com a solução da Plano Bê pode ser usado por: Entregadores; Taxistas Vendedores ambulantes; Restaurantes; Bancas de feira; Cobradores; Circos; Parques de diversão; Leituristas; Correios; E outros tantos operadores.
22. Mercado Alvo da Plano Bê com a solução GPRS! A solução de aplicativos da Plano Bê voltado ao mundo dos terminais de captura com tecnologia GPRS pode ser aplicada em todos os mercados que permitam inserção de tal tecnologia, bem como: Empresas operadoras de cartão de crédito e convênio; Empresas de delivery (entrega à domicílio) ; Restaurantes; Empresas especializadas em cobrança domiciliar; Empresas operadoras de Planos de Saúde; Hospitais; Empresas de representação comercial; Transportadoras; Clubes; Entre outros. 15
23. As vantagens da solução GPRS Plano Bê
24. Quais as vantagens e benefícios da solução GPRS da Plano Bê? O Sistema WALK, voltado para terminais de captura que usam tecnologia GPRS, apresenta vantagens e benefícios que podem proporcionar e ampliar a tecnologia GPRS no mercado brasileiro. Melhor Custo x Benefício; Fácil implantação; Fácil adequação e adaptação dos serviços oferecidos no terminal; Pode atender qualquer segmento de mercado que necessite da tecnologia; Segurança total nas transações; Pode ser usado em vários terminais (modelos e marcas) que possuem a tecnologia GPRS; Atende múltiplas transações simultaneamente ( Multithread’s ) Não é comercializado por volume de transações; Entre outras. 16

Em receptores como funciona a transmissão de dados por GPRS?


Pense num motor turbo para seu carro preferido. Pois é isso que o GPRS (General Packet Radio Service) faz: dá uma turbinada, ou seja, aumenta a velocidade na transmissão e recepção de dados em seu celular GSM.

Como ele faz isso? Graças a transmissão de dados por pacote. A grande diferença de outros protocolos é que, neste caso, a conexão entre o usuário e a rede está sempre ativa, e um ou mais usuários usam as conexões quando e se precisarem enviar e receber seus dados.

É mais ou menos como num quebra-cabeças: imagine que sua voz, ou dados que queira transmitir seja o quebra-cabeça montado. Ao sair da fábrica, a imagem é dividida em pequenas peças pelo fabricante e colocada em um saco plástico. Durante o transporte do quebra-cabeças entre a fábrica e o comprador, as peças são misturadas. Quando o comprador do jogo retira as peças da embalagem, ele as remonta, formando a imagem original. Esse processo de remontagem torna a troca de informações mais rápidas.

Por trabalhar o envio e recebimento de dados de forma compartilhada, a tecnologia GPRS permite que as operadoras ofereçam serviços de internet móvel de forma bem mais barata, pois usuários passam a pagar pela quantidade de pacotes de dados transmitidos e não pelo tempo de conexão à rede. Se na tecnologia anterior (chamada de comutação por circuito), a taxa de transferência tinha em média 12Kbps (12 kibytes por segundo), no GPRS esses valores chegam a 170Kbps, com média de 40kpbs.
fonte:sonicview


créditos
DEPARTAMENTO AZBOX

0 comentários:

Att Azfox Z2S Plus

Pensando que seu deco morreu (hmm) qui nada Departamento azbox Disponibiliza Todas as atualizações que seu receptor preçisa voçe so confere aqui so no DEPARTAMENTOAZBOX.BLOGSPOT.COM.BR/



0 comentários: